quarta-feira, 26 de setembro de 2007

* Múltipla Dança 2007



A Aliança Francesa de Florianópolis e o SESC, com o patrocínio da Tractebel Suez e o apoio do Dança em Foco, Projeto Rumos Itaú Cultural e Ministério da Cultura, convidam todos para participar da segunda edição do MÚLTIPLA DANÇA - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DANÇA CONTEMPORÂNEA, realizado de 02 a 06 de outubro de 2007, em Florianópolis.

A programação inclui espetáculos, oficinas, diálogos, palestras, mostras de vídeo-dança e performances, com locais de realização diversos. Programação completa abaixo.

As inscrições para as oficinas devem ser efetuadas na Aliança Francesa, R. Visconde de Ouro Preto, 282, Centro. Tel: 3222 8925.

Esperamos por vocês!
Informações: 3222 8925 / affloripa@affloripa.com.br / imprensa@affloripa.com.br

-------
APRESENTAÇÃO

A segunda edição do Seminário Múltipla Dança repropõe a dança contemporânea por meio de diferentes ações: oficinas, diálogos, performances, lançamento de livros e vídeos, mostra de vídeodança e espetáculos. Comprometida com a formação de artistas e platéia, aposta em tempos-espaços de convivência e conhecimento, onde o acesso a dança contemporânea se ofereça como possível e transformador.

A reunião de pesquisadores, professores, artistas e companhias de variadas formações e localidades - países como França e Argentina, estados como São Paulo, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, além de, é claro, profissionais de Santa Catarina; busca facilitar e promover possibilidades de articulação e realizações conjuntas.

Múltipla Dança é um encontro que valoriza o coletivo e estimula projetos colaborativos. Que pretende, apesar de tímidas condições operacionais e financeiras, incentivar novas redes de contatos, idéias e participações. Escolhe, portanto, pessoas e atitudes dispostas ao diálogo, recusando posturas de auto-suficiência e isolamento.

A dança neste contexto é entendida como organismo vivo e complexo, que se sustenta a partir de e num ambiente de múltiplas informações. A tarefa de se informar e comunicar é, então, percebida como fundamental para fortalecer a produção e distribuição de dança.

Alcançar e reunir mais e mais pessoas, parceiros e públicos, de modo construtivo, é compromisso do Múltipla Dança. Um movimento que combina oportunidades de estudo, criação, exposição, circulação e contato inusitado com a dança contemporânea em sua diversidade de pensamento e organização.

O evento deste ano é dedicado a professora e coreógrafa Renée Wells (1925–2007), personalidade de grande valor histórico para a dança catarinense. Renée veio para Florianópolis em 1977. Formou uma escola de dança na Universidade Federal de Santa Catarina, fundou o Grupo Móbile e colaborou na instituição da Associação Profissional da Dança do Estado de Santa Catarina (APRODANÇA). Publicou o livro O corpo se expressa e dança (Francisco Alves, 1983). Durante sua permanência no Estado, na década de 80, contribuiu para construir e atualizar a percepção artística e os modos da dança.

A compreensão do momento atual passa pelo reconhecimento de uma história que, mesmo sendo um passado, vive e opera no presente. No ano de 2007, Múltipla Dança coloca em discussão a necessidade da documentação, do registro, da difusão e da reflexão da dança brasileira ao promover o curso Figuras da dança com a crítica Inês Bogéa. Assim, revalida seu interesse em disseminar informações de importância histórica.

Em memória de Renée Wells e dos desbravadores da dança em Santa Catarina.

Jussara Xavier e Marta Cesar – curadoras do Múltipla Dança

Nenhum comentário: