quinta-feira, 24 de abril de 2008

* Cineclub Aliança Francesa – Badesc maio

Cineclub Aliança Francesa – Badesc

Quando: todas as segundas-feiras, 18h30
Onde: Fundação Cultural Badesc (R. Visconde de Ouro Preto, - Centro
Tel: 3224 8265)
Quanto: entrada gratuita

Confira a programação de maio:

Dia 05/05:
Tambores no Dique (Tambours sur la Digue - França, 2002).
De Ariane Minouchkine. Cores. Duração 135’.
Para este espetáculo, Minouchkine escolheu uma maneira que misturasse teatro e marionete a partir do Nô e do Bunraku japonês, em que atores mascarados e coloridos animam 'bonecos vivos", acionadas por atores-manipuladores, neutros, vestidos de preto. O filme é uma transposição cinematográfica do espetáculo homônimo com texto de Hélène Cixous na montagem do grupo Teatro La Cartoucherie no Théâtre du Soleil, sobre uma China mítica e arcaica, onde os habitantes se vêem ameaçados por uma gigantesca inundação

Dia 12/05:
Você e eu (Toi et moi - França, 2006). De Julie Lopez-Corval. Com Chantal Lauby, Eric Berger, Jonathan Zaccai, Julie Depardieu, Marion Cotillard. Comédia dramatica, Romance em Cores. Duração 90’.
Redatora de foto-novela da revista "Você e eu", Ariane tende a se inspirar em sua vida amorosa e a de sua irmã Lena. No entanto, suas vidas não têm nada de novela: Ariane não consegue se esquecer de um amorsem futuro, e Lena está entediada com seu namorado, François.
Mas, se Ariane se entregasse ao amor de Pablo, o belo operário que trabalha no prédio? E se Lena se apaixonasse por Mark, o violinista prodígio que acaba de conhecer? Entre realidade e foto-novela, as duas irmãs encontrarão o grande amor?


Dia 19/05:
Si-Gueriki, Rainha-mãe (Si-Gueriki, la reine mère - França/Alemanha/Benin/França, 2002). De Idrissou Mora Kpai – Benim. Documentário em PB. Duração 62’.
"Meu pai faleceu e com ele parte da minha infância, minhas certezas, minhas crenças e meus sonhos". Depois de dez anos de ausência, Idrissou Mora Kpai volta ao Benim para rever sua família. Contra qualquer expectativa, essa viagem vai ser a ocasião de descobrir aquela que desde sempre nada mais fez do que servir a seu pai: sua mãe. Herdeira do título real de seu marido, ela tornou-se uma autoridade na comunidade Wassangari, ao norte do país. Rapidamente, junto com a co-esposa do finado, corrigem a imagem do pai ideal que o jovem cineasta guardou na memória. Diretas e lúcidas, as duas denunciam, não sem humor, um sistema patriarcal do qual foram também vítimas as irmãs e sobrinhas do diretor.


Dia 26/05:
Duas Garotas Românticas (Les Demoiselles de Rochefort - França, 1967).
De Jacques Demy. Com Catherine Deneuve, Françoise Dorléac, Gene Kelly, Michel Piccoli. Cores. Duração 91’.
"Queria fazer um filme que despertasse um sentimento de felicidade, que, depois da projeção, o espectador saísse da sala menos triste do que quando tinha entrado" - Jacques Demy.
"Duas garotas românticas", o segundo filme inteiramente musical de Jacques Demy, traça a trajetória de Delphine e Solange, duas irmãs gêmeas de 25 anos, cativantes e criativas. Delphine, a loira, dá aulas de dança e Solange, a ruiva, aulas de música. Elas vivem da arte e sonham ir para Paris. Apesar da beleza e da irradiante alegria que as duas transmitem, ambas não têm sorte com seus relacionamentos e vivem na expectativa de um dia encontrar o grande amor de suas vidas caminhando pela rua. O filme foi indicado ao Oscar de melhor canção e trilha sonora.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

*Cineclub Abril

O Cineclub acontece às segundas-feiras, sempre às 18h30, no Auditório da Fundação Cultural BADESC. Entrada franca.
Local: R. Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Tel: 3224 8265


Programação de abril:
======================

* Dia 07/04: Os guarda-chuvas do amor (Les Parapluies de Cherbourg -França/Alemanha, 1964). De Jacques Demy. Drama, Musical, Romance em PB. Duração 91’. " 'Os Guarda-chuvas' é um filme contra a guerra, contra a ausência e contra tudo aquilo que o odiamos e que destrói a felicidade" - Jacques Demy. Geneviève Emery, cuja mãe possui um comércio de guarda-chuvas, é uma adolescente de 17 anos se vê obrigada a decidir entre esperar por seu amor, um mecânico de 20 anos que foi servir ao exército na Argélia, ou se casar com um comerciante de diamantes, que se propõe a criar o bebê que ela espera como se fosse seu.

Dia 14/04: O banqueiro dos humildes (Le Banquier des Humbles - França/Índia, 2000).
De Amirul Arham. Cores. Duração 52’. Em Bangladesh, Muhammed Yunus, economista de renome, aceitou o desafio de só conceder empréstimos aos pobres, sem preconceitos econômicos ou políticos. Criou, assim, o primeiro banco de micro-crédito, o Grameen Bank. O princípio é simples: permitir que os mais desfavorecidos e em particular as mulheres possam ter acesso ao capital para financiar suas atividades. Esta formidável revolução silenciosa afeta milhões de indivíduos, reinventando a relação entre o banqueiro e os seus clientes. Sondagem sobre um homem notável, este documentário oferece uma mensagem de esperança: e se a miséria deixasse de ser uma fatalidade?


Dia 28/04: Djeli (França, 1981). De Fadika Kramo-Lanchiné. Com Fatou Quatara, Joachin Quatara Yao, El Hadj Syndou Dembélé. PB. Duração 92’. Dois estudantes marfinenses, Fanta e Karamoko, estão apaixonados e querem casar. nascidos na mesma aldeia, seus respectivos pais se conhecem bem. Mas Karamoko Kouyaté, filho de griô, não pode casar com Fanta, filha de um descendente direto das famílias ilustres do Mandigue. Apesar do mundo em plena transformação, ambas as famílias se opõem ao casamento entre seus filhos para preservar a tradição.