quarta-feira, 7 de novembro de 2007

"Tintin e a História em Quadrinhos Européia" - palestra com Benoît Peeters



A Aliança Francesa de Florianópolis e a Biblioteca Barca dos Livros convidam para a palestra "Tintin e a História em Quadrinhos Européia", com a presença do multi-artista francês Benoît Peeters, escritor, ilustrador, cineasta e especialista na obra de Hergé, o criador do personagem Tintin.

O que: Palestra "Tintin e a História em Quadrinhos Européia", com o artista francês Benoît Peeters
Quando: 09/11, sexta-feira, 20h
Onde: Biblioteca Barca dos Livros (R. Senador Ivo D'Aquino, 103 - Lagoa da Conceição - em frente aos trapiches)
Informações: 3879 3208
Entrada franca.

========

Conheça o multi-artista Benoît Peeters

Nascido em Paris em 28 de agosto de 1956, Benoît Peeters vive hoje em Bruxelas. Após obter sua licença em filosofia pela Sorbonne, diplomou-se pela École Pratique des Hautes Etudes, sob a orientação de Roland Barthes.
Depois de publicar dois romances, experimentou diversos gêneros: ensaios, biografia, contos ilustrados, fotonovelas, cinema, novelas de rádio e, evidentemente, histórias em quadrinhos.

Especialista em Hergé, criador do personagem Tintin, publicou duas obras que marcaram uma época: "Le monde d'Hergé" et "Les bijoux ravis". Ele foi também o responsável por "L'oeuvre intégrale d'Hergé" e dirige para a Editora Casterman, a coleção "Bibliothèque de Moulinsart". É igualmente o autor de vários ensaios sobre história em quadrinhos, o storyboard, Hitchcock, Paul Valéry et Nadar.

Em 1980, juntamente com seu amigo de infância François Schuiten, criou a série de 12 álbuns intitulada Cidades Obscuras. A longa viagem que os levou através deste vasto continente permitiu-lhes acumular considerável documentação, origem dos doze álbuns publicados hoje.

Benoît Peeters colaborou igualmente com outros desenhistas: Patrick Deubelbeiss ("Le Transpatagonien"), Alain Goffin ("Plagiat!", "Le Théorème de Morcom"), Anne Baltus ("Dolorès") e Frédéric Boilet ("Love Hotel") assim como com o cineasta Raoul Ruiz ("La Chouette aveugle"). Com a fotógrafa Marie-Françoise Plissart, publicou várias fotonovelas de um gênero novo: "Fugues", "Droit de regards", "Prague", "Le mauvais oeil" e "Aujourd'hui". Ele é autor de três curtas metragens e de vários documentários em médias metragens.

Mais sobre Peeters em: http://www.confrariadovento.com/revista/numero8/ensaio01.htm

Nenhum comentário: