quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Cineclube Aliança Francesa - Badesc (agosto)

Quando: todas as segundas-feiras, 18h30
Onde: Fundação Cultural Badesc (R. Visconde de Ouro Preto, - CentroTel: 3224 8265)
Quanto: entrada gratuita
Confira a programação de agosto:


Dia 04/08
Os guarda-chuvas do amor
(Les Parapluies de Cherbourg) - França/Alemanha, (1964).
De Jacques Demy. Drama, Musical, Romance em PB. Duração 91’.

"Os Guarda-chuvas" é um filme contra a guerra, contra a ausência e contra tudo aquilo que o odiamos e que destrói a felicidade" - Jacques Demy. Geneviève Emery, cuja mãe possui um comércio de guarda-chuvas, é uma adolescente de 17 anos se vê obrigada a decidir entre esperar por seu amor, um mecânico de 20 anos que foi servir ao exército na Argélia, ou se casar com um comerciante de diamantes, que se propõe a criar o bebê que ela espera como se fosse seu.



Dia 11/08
O Combate dos Juizes
(Le Combat des Juges) -França, 2000.
De
Yves Billy. Cores. Duração 52’.

A criação dos Tribunais Penais Internacionais para a Iugoslávia e para Ruanda, com a finalidade de julgarem os crimes de guerra contra a humanidade e os genocídios, tornaram-se etapas necessárias na constituição de uma Corte Penal Internacional. A tenacidade de determinados homens e mulheres terminou por convencer numerosos Estados da eficácia e do potencial desses procedimentos excepcionais. O direito internacional ganha, assim, em legitimidade e abre caminho para outros recursos que no futuro serão possíveis, para que sejam respeitados os direitos humanos, econômicos e sociais de todos.


Dia 18/08
Muna Moto
(França, 1974).
De
Jean-Pierre Dikongué-Pipa. Com jeanne Mvondo, David Endene. PB. Duração 89’.
Ngando e Ndomé se amam. Ngando quer casar com Ndomé, mas a família de Ndomé lembra-lhe que ele deve pagar o dote. Orfão, ele recorre ao tio para ajudá-lo a cumprir esta obrigação tradicional. Mas o tio, que não consegue ser pai apesar das três esposas, decide casar com a moça, sem saber que ela está grávida de Ngando.


Dia 25/08
Minha vida no ar
(Ma vie en l'air) - França, 2005.
De
Rémi Bezançon. Com Marion Cotillard, Vincent Elbaz. Comédia em Cores. Duração 103’.
Instrutor para uma companhia aérea, Yann Kerbec avalia as capacidades dos pilotos com simuladores de vôo, em situações extremas. Mas Yann tem um problema: ele tem pavor de avião, um pânico originado no seu nascimento, e que o impediu, quando jovem, de seguir a mulher de sua vida do outro lado do mundo. Hoje, ele tem 30 anos e desenrola o fio de seu trauma, com nostalgia e humor faz o balanço de sua histórias de amor fracassadas por conta de sua fobia. Entre sua batalha para melhorar a segurança aérea e a gestão bastante falha de sua vida sentimental, Yann se encontra num cruzamento: vencer seus demônios e aceitar crescer.

Nenhum comentário: