segunda-feira, 6 de agosto de 2007

* Cineclub Aliança Francesa - agosto

Quando: todas as segundas-feiras de agosto. 18h30
Local: Fundação Cultural Badesc [R. Visconde de Ouro Preto,216]
Realização: Aliança Francesa de Florianópolis e Fundação Cultural Badesc
Entrada gratuita

* * *
Programação:

*Dia 06/08 - Nossos Amigos do Banco
Nos Amis de la Banque (França, 1997).
De Peter Chappell. Cores. Duração 84’. Durante vários meses, são realizadas negociações entre o Banco Mundial e um país paralisado pelo seu endividamento excessivo: Uganda. Esta pesquisa de campo brilhantemente filmada realça os mecanismos da tomada de decisão no mais alto nível e o envolvimento determinante do Banco Mundial e do FMI no funcionamento dos países do Sul.

* Dia 13/08 - Mosso Mosso, "Jean Rouch como se"
Mosso Mosso (França, 1998).
De Jean-André Fieshi, Jean Rouch. Cores. Duração 73’. Este encontro com Jean Rouch cabe na exatidão do «como se», no qual se evoca o que se tornou para ele uma regra de vida e de cinema : «Ao se fazer ‘como se’, se está muito mais próximo da realidade». E, enquanto Jean Rouch, rodeado de seus amigos de sempre, Damouré e Tallou, fingisse filmar um filme intitulado «La Vache Marveilleuse», Jean-André Fieschi conseguia abarcar o homem e seu método ; rende-se, aqui, uma homenagem emocionante imbuída do espírito do cineasta. É em sua relação, próxima e respeituosa, com seus cúmplices africanos de sempre, Damouré et Tallou, que se descobre plenamente o cineasta, inventivo e camaleão, em sintonia com a África.

* Dia 20/08 - Wesh Wesh, o que foi?
Wesh Wesh, qu´est-ce qui se passe ? (França, 2002). De Rabah Ameur-Zaimèche. Com Ahmed Hammoudi, Brahin Ameur Zaimèche, Rabah-Ameur Zaimèche. Drama em Cores. Duração 83’. * Filme ganhador do "Prêmio Louis Delluc" e premiado em Berlim em 2002 *
Após ter cumprido uma dupla sentença na prisão, Kamel volta para seu bairro, Cité des Bosquets, e com a ajuda de sua família tenta se reinserir na sociedade e no trabalho. O filme mostra a revolta dos jovens com a decomposição da comunidade do bairro, vista através dos olhos do jovem Kamel, que se sente impotente diante de tal situação.

* Dia 27/08 - Abouna
Abouna (França, 2002).
De Mahamat-Saleh Haroun. Com Ahidjo Mahamat Moussa, Garba Issa, Hamza Moctar Aguid, Koulsy Lamko, Mounira Khalil, Zara Haroun. Cores. Duração 81’. Representante oficial do Chade Oscar 2003. Tahir (15 anos) e Amine (8 anos) descobrem ao acordar que seu pai foi embora misteriosamente. A frustração é maior porque naquele dia ele devia ser o árbitro do jogo de futebol entre os garotos do bairro. Decidem portanto sair à sua busca pela cidade, em todos os lugares em que costumava ir. Cansados, acabam refugiando-se em salas de cinema. Um dia acreditam reconhecer seu pai na tela e roubam as latas do filme.

Um comentário:

Dudas disse...

É uma pena que essas seções sejam em dias de semana! Mas é bom saber que são exibidos filmes de qualidade! Espero que eu consiga ver algum desses ou outros que serão apresentados numa próxima vez!