sexta-feira, 31 de agosto de 2007

* Cineclub Aliança Francesa - setembro

Todas as segundas-feiras de setembro, às 18h30
Local: Fundação Cultural Badesc
(R. Visconde de Ouro Preto, 216)
Entrada gratuita
Realização: Aliança Francesa de Florianópolis e Badesc

Dia 03/09 – Medicinas do Norte e do Sul: Os Laços da Pesquisa (Médecines du Nord et du Sud : les liens de la recherche - França, 2001). De Gilles Capelle. Cores. Duração 52’. As migrações para do Sul para o Norte esvaziam os países mais desfavorecidos dos seus médicos e enfermeiros. Para lutar contra isso, os países do Norte implementam políticas de cooperação médica com o Sul, como mostra este documentário sobre o Mali. Da Bolívia ao Vietnã, passando pela Nova Caledônia, os pesquisadores do Instituto de Pesquisa e de Desenvolvimento apresentam as modalidades desta cooperação.

Dia 10/09 – Seleção de cinco curtas-metragens exibidos no Festival de Clermont-Ferrand 2006

- Sol no Inverno (Du Soleil En Hiver - França, 2005). Cores. Duração 17’. Michel, criador de animais na região da Franche-Comté, aproveita a calma do inverno para passar um tempo com seu aprendiz Francis. Uma sólida amizade os unirá.
*Quinzaine des Realisateurs - prêmio Sacd - Cannes 2005*

- Uma Bela Manhã (Un Beau Matin - França, 2005). De Serge Avedikian. Cores. Duração 12’. Em uma pequena cidade, um estudante e um fotógrafo aceitam sacrificar seus animais domésticos que não correspondem mais às normas editadas pelo Estado. No entanto, essas normas não afetararão somente os cachorros e os gatos.

- Fique tranqüilo (Be Quiet - França, 2005). De Sameh Zoabi. Cores. Duração 19’. Um menino palestino e seu pai estão na estrada para retornar à Nazaré. A tensão política e a realidade militar recaem sobre a relação pai e filho.
*Seleção no Cinefondation - Cannes 2005*

- The End (França, 2005). De Camillelvis Théry. Cores. Duração 5’. Um ator de filme noir hollywoodiano sai do campo da filmagem e vai parar do outro lado do cenário, no meio de nuvens em Technicolor, quando começa uma perseguição.

- Os Pequenos Homens Velhos (Les Petits Hommes Vieux - França, 2005). De Yann Chayia. Cores. Duração 13’. Fábula em que o poder foi tomado pelos velhos, mais fortes e mais espertos do que os jovens.


Dia 17/09 - Coelho Caçador (Lapin Chasseur - França, 1991). De Guy Seligmann. Com Jean-Marc Bihour, Susan Carlson, Yolande Moreau. Cores. Duração 112’. Classificação etária livre. O filme, um registro teatral, explora o burlesco e o lado inquietante de nossos universos cotidianos, desmontando alegre e obstinadamente as engrenagens grosseiras e complexas de nossa comédia humana.

Dia 24/09 - Férias em Casa (Vacances au Pays - França/Camarões/França, 2000). De Jean-Marie Teno. Documentário em PB. Duração 75’. Em 1998, Jean-Marie Teno volta, durante o verão, à terra de sua infância, nos Camarões. De Yaoundé, cidade grande, até Badjoun, aldeia onde passava as férias na infância, a viagem lhe permite fazer um inventário irônico da situação do país. Ao sabor dos encontros, o autor denuncia a incompetência da administração e o fascínio pela modernidade importada da Europa, que não se adapta à África e suas tradições. “A escola nos ensinou a desprezar os símbolos de nossa cultura e a palavra de nossos avós”, lastima ele. À procura de um novo modelo para a África, sonha com uma modernidade a serviço da maioria, que permita ao país reconciliar-se com sua cultura.

Nenhum comentário: