segunda-feira, 7 de abril de 2008

*Cineclub Abril

O Cineclub acontece às segundas-feiras, sempre às 18h30, no Auditório da Fundação Cultural BADESC. Entrada franca.
Local: R. Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Tel: 3224 8265


Programação de abril:
======================

* Dia 07/04: Os guarda-chuvas do amor (Les Parapluies de Cherbourg -França/Alemanha, 1964). De Jacques Demy. Drama, Musical, Romance em PB. Duração 91’. " 'Os Guarda-chuvas' é um filme contra a guerra, contra a ausência e contra tudo aquilo que o odiamos e que destrói a felicidade" - Jacques Demy. Geneviève Emery, cuja mãe possui um comércio de guarda-chuvas, é uma adolescente de 17 anos se vê obrigada a decidir entre esperar por seu amor, um mecânico de 20 anos que foi servir ao exército na Argélia, ou se casar com um comerciante de diamantes, que se propõe a criar o bebê que ela espera como se fosse seu.

Dia 14/04: O banqueiro dos humildes (Le Banquier des Humbles - França/Índia, 2000).
De Amirul Arham. Cores. Duração 52’. Em Bangladesh, Muhammed Yunus, economista de renome, aceitou o desafio de só conceder empréstimos aos pobres, sem preconceitos econômicos ou políticos. Criou, assim, o primeiro banco de micro-crédito, o Grameen Bank. O princípio é simples: permitir que os mais desfavorecidos e em particular as mulheres possam ter acesso ao capital para financiar suas atividades. Esta formidável revolução silenciosa afeta milhões de indivíduos, reinventando a relação entre o banqueiro e os seus clientes. Sondagem sobre um homem notável, este documentário oferece uma mensagem de esperança: e se a miséria deixasse de ser uma fatalidade?


Dia 28/04: Djeli (França, 1981). De Fadika Kramo-Lanchiné. Com Fatou Quatara, Joachin Quatara Yao, El Hadj Syndou Dembélé. PB. Duração 92’. Dois estudantes marfinenses, Fanta e Karamoko, estão apaixonados e querem casar. nascidos na mesma aldeia, seus respectivos pais se conhecem bem. Mas Karamoko Kouyaté, filho de griô, não pode casar com Fanta, filha de um descendente direto das famílias ilustres do Mandigue. Apesar do mundo em plena transformação, ambas as famílias se opõem ao casamento entre seus filhos para preservar a tradição.

Nenhum comentário: