quinta-feira, 24 de abril de 2008

* Cineclub Aliança Francesa – Badesc maio

Cineclub Aliança Francesa – Badesc

Quando: todas as segundas-feiras, 18h30
Onde: Fundação Cultural Badesc (R. Visconde de Ouro Preto, - Centro
Tel: 3224 8265)
Quanto: entrada gratuita

Confira a programação de maio:

Dia 05/05:
Tambores no Dique (Tambours sur la Digue - França, 2002).
De Ariane Minouchkine. Cores. Duração 135’.
Para este espetáculo, Minouchkine escolheu uma maneira que misturasse teatro e marionete a partir do Nô e do Bunraku japonês, em que atores mascarados e coloridos animam 'bonecos vivos", acionadas por atores-manipuladores, neutros, vestidos de preto. O filme é uma transposição cinematográfica do espetáculo homônimo com texto de Hélène Cixous na montagem do grupo Teatro La Cartoucherie no Théâtre du Soleil, sobre uma China mítica e arcaica, onde os habitantes se vêem ameaçados por uma gigantesca inundação

Dia 12/05:
Você e eu (Toi et moi - França, 2006). De Julie Lopez-Corval. Com Chantal Lauby, Eric Berger, Jonathan Zaccai, Julie Depardieu, Marion Cotillard. Comédia dramatica, Romance em Cores. Duração 90’.
Redatora de foto-novela da revista "Você e eu", Ariane tende a se inspirar em sua vida amorosa e a de sua irmã Lena. No entanto, suas vidas não têm nada de novela: Ariane não consegue se esquecer de um amorsem futuro, e Lena está entediada com seu namorado, François.
Mas, se Ariane se entregasse ao amor de Pablo, o belo operário que trabalha no prédio? E se Lena se apaixonasse por Mark, o violinista prodígio que acaba de conhecer? Entre realidade e foto-novela, as duas irmãs encontrarão o grande amor?


Dia 19/05:
Si-Gueriki, Rainha-mãe (Si-Gueriki, la reine mère - França/Alemanha/Benin/França, 2002). De Idrissou Mora Kpai – Benim. Documentário em PB. Duração 62’.
"Meu pai faleceu e com ele parte da minha infância, minhas certezas, minhas crenças e meus sonhos". Depois de dez anos de ausência, Idrissou Mora Kpai volta ao Benim para rever sua família. Contra qualquer expectativa, essa viagem vai ser a ocasião de descobrir aquela que desde sempre nada mais fez do que servir a seu pai: sua mãe. Herdeira do título real de seu marido, ela tornou-se uma autoridade na comunidade Wassangari, ao norte do país. Rapidamente, junto com a co-esposa do finado, corrigem a imagem do pai ideal que o jovem cineasta guardou na memória. Diretas e lúcidas, as duas denunciam, não sem humor, um sistema patriarcal do qual foram também vítimas as irmãs e sobrinhas do diretor.


Dia 26/05:
Duas Garotas Românticas (Les Demoiselles de Rochefort - França, 1967).
De Jacques Demy. Com Catherine Deneuve, Françoise Dorléac, Gene Kelly, Michel Piccoli. Cores. Duração 91’.
"Queria fazer um filme que despertasse um sentimento de felicidade, que, depois da projeção, o espectador saísse da sala menos triste do que quando tinha entrado" - Jacques Demy.
"Duas garotas românticas", o segundo filme inteiramente musical de Jacques Demy, traça a trajetória de Delphine e Solange, duas irmãs gêmeas de 25 anos, cativantes e criativas. Delphine, a loira, dá aulas de dança e Solange, a ruiva, aulas de música. Elas vivem da arte e sonham ir para Paris. Apesar da beleza e da irradiante alegria que as duas transmitem, ambas não têm sorte com seus relacionamentos e vivem na expectativa de um dia encontrar o grande amor de suas vidas caminhando pela rua. O filme foi indicado ao Oscar de melhor canção e trilha sonora.

Nenhum comentário: