terça-feira, 14 de outubro de 2008

Cineclube Aliança Francesa - Badesc (Outubro)

06/10 - Samia
(França, 2000).
De
Philippe Faucon. Com Kheira Oualhaci, Lynda Benahouda, Mohamed Chaouch, Nadia El Koutei, Yamina Amri. Drama em Cores. Duração 73’.Samia tem 15 anos e vive na periferia de Marselha. Sexta das oito filhas de uma família argelina tradicionalista. Samia sente-se sufocada sob o peso da moral repleta de crenças e tabus que ela respeita mas não compartilha mais... Perseguida por seu fracasso escolar e obrigada a viver clandestinamente seu primeiro namoro. Samia descobre que terá de assumir sozinha as suas escolhas de vida.

13/10 - Jacquot de Nantes
(França, 1991).
De
Agnès Varda. Com Édouard Joubeaud, Philippe Nahon. PB. Duração 118’."Esta é a magnífica história do talento de Jacquot, filmado por uma mulher que ele encontrou em 1958 e que desde então compartilhou sua vida".Era uma vez um menino criado numa oficina mecânica, na qual todos amavam cantar. Era 1939, ele tinha 8 anos e adorava marionetes e operetas. Mais tarde, ele quis fazer cinema, mas seu pai o fez estudar mecânica… Trata-se de Jacques Demy e de suas recordações. O filme é a crônica de seus jovens anos com seu irmãozinho, seus amigos, seus jogos, suas trocas de objetos, a visita da “tia do Rio”, os amores infantis, os primeiros filminhos… É uma infância feliz e uma adolescência obstinada que nos são contadas, apesar dos eventos da guerra e do pós-guerra. É a evocação de uma vocação, filmada pela mulher que Jacquot conheceu em 1958 e que dividiu com ele sua vida desde então. Seleção oficial do Festival de Cannes 1991 (fora de competição)

20/10 - O último dos loucos
Le Dernier des Fous (França, 2006).
De
Laurent Achard. Com Dominique Reymond, Mathias Mlekuz. Cores. Duração 96’.É verão e começo das férias. Martin tem onze anos, vive na fazenda de seus pais e observa, desamparado, a desunião de sua família: sua mãe vive enfurnada em seu quarto, seu irmão mais velho, que ele adora, se afoga no álcool, e seu pai é dominado pela avó. O menino assiste a um desastre familiar. Mas Mistigri, seu gato, e Malika, uma amiga marroquina procuram lhe reconfortar de alguma forma…

27/10 - Bud Yam
(França, 1997).
De
Gaston J-M Kabore. Com Serge Yanogo, Amssatou Maiga, Sévérine Ouddouda. PB. Duração 99’.*Prêmio Etalon de Yennenga, Fespaco 1997*Wend Kuuni foi encontrado quase morto na selva quando era criança e foi adorado por uma família. Apesar de ter sido aceito pela comunidade da aldeia continua a ser tratado como um forasteiro. A vida em família decorre serena até o dia que Poghnéré, sua irmã adotiva, fica gravemente doente. Wend Kuuni parte em busca de um curandeiro lendário para salvar sua irmã da morte. sai então de sua aldeia dotiva e coemça uma jornada iniciática que o conduzirá rumo às suas prórpias raízes.

Nenhum comentário: