segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Cineclube Aliança Francesa - Badesc (Novembro)

Dia 03/11:
História de um Encontro (Historie d'une Rencontre - França, 1983). De Brahim Tsaki (Argélia). Com Boumediene Belasri, Carine Matthis, Alan Gill. Drama em PB. Duração 80’.

Duas crianças surdas e mudas - ela, filha de um engenheiro amerinaco; ele, filho de um camponês argentino - encontram-se e conseguem se comunicar, ultrapassando todas as barreiras culturais que os separam.

Dia 10/11: Seleção de curtas de Agnès Varda.
Prazer Amoroso no Irã (Plaisir D'Amour en Iran - França, 1976). De Agnès Varda. Com Ali Raffi, Thérèse Liotard, Valerie Mairesse. Cores. Duração 6’.
Este curta-metragem é uma variação sobre as reviravoltas amorosas de Pomme e Ali Darius. Mas pode ser também o delírio de qualquer casal apaixonado, em lugares tão perfeitos quanto a Mesquita do Rei, em Ispahan, ponto de convergência entre arte sacra e arte profana. Curta-metragem produzido como complemento ao longa Uma canta, a outra não.

Do Lado da Riviera (Du Côté de la Côte - França, 1958).
De Agnès Varda. Cores. Duração 24’.
Visita turística e documentária ao longo da Riviera Francesa, enfatizando o exotismo, as cores do turismo, do carnaval e do paraíso: com uma ilha e guarda-sóis que se fecham no final, ao som de uma bela canção de Delerue.

O Leão Volátil (Le Lion Volatil - França, 2003).
De Agnès Varda. Com David Deciron, Frédérick E, Grasser-Hermé, Julie Depardieu, Valérie Donzelli. Cores. Duração 12’.
Curta aventura em torno de uma estátua de leão entre Clarisse, aprendiz de vidente, e Lazare, funcionário das Catacumbas de Paris.
Prêmio do Público de Melhor Curta-metragem no Festival de Films de Femmes de Créteil 2004. Seleção oficial dos Festivais de Veneza, Chicago, Viena 2003 e de Berlim 2004

Os Amantes da Ponte Mac Donald (Les Fiancés du Pont Mac Donald - França, 1961).
De Agnès Varda. PB. Duração 5’. Um jovem vê tudo negro quando põe os óculos escuros. Basta tirá-los para que as coisas se ajeitem...

7 Peças., Coz., Banh... Imperdível (7 P., Cuis., S. De B., ... À Saisir (França, 1984). De Agnès Varda. Com Catherine de Barbeyrac, Colette Bonnet, Folco Chevalier, Hervé Mangani, Marthe Jarnias, Michèle Nespoulet, Pierre Esposito, Saskia Cohen Tanugi, Yolande Moreau. Cores. Duração 27’. A visita de um corretor de imóveis a um antigo hospício, agora uma casa abandonada, remete a várias narrativas fragmentadas e ao imaginário surreal de seus antigos ocupantes.

Dia 17/11:
Quem me Amar me Siga (Qui m’Aime me Suive - França, 2006). De Benoît Cohen. Com Julie Depardieu, Mathieu Demy. Cores. Duração 100’. Aos 35 anos, Maxime Maréchal, médico brilhante, leva uma vida pacata com sua esposa advogada, seus amigos admiráveis e sua familia satisfeita. Até o dia em que ele encontra Chine, uma cantora que mudar sua vida. Max decide então abandonar a sua profissão e dedicar-se à música, contactando os seus amigos de juventude e convencido de que quem o ama o apoiará no seu projeto.

Dia 24/11:
Sarraounia (França, 1986). De Med Hondo. Com Aï Keïta, Jean-Roger Milo, Féodor Atkine, Didier Sauvegrain. PB. Duração 120’.
Em uma aldeia da África, um velho confia sua filha ao seu amigo. Com este pai adotivo, ela aprende o manejo das armas, as verdades da vida, os modos de comunicação com os espíritos. Uma vez mulher, Sarraounia assume a liderança dos Aznas. Rainha, ela não procura dominar, mas luta pela independência e pela paz.

Nenhum comentário: