sexta-feira, 13 de julho de 2007

* Cineclub Aliança Francesa - julho

Quando: todas as segundas-feiras de julho. 18h30
Local: Fundação Cultural Badesc [R. Visconde de Ouro Preto,216]
Realização: Aliança Francesa de Florianópolis e Fundação Cultural Badesc
Entrada gratuita

* * *
Programação:

Dia 02/07 - Uma Empresa Decente
A Decent Factory (França/Finlândia, 2004).
De Thomas Balmès. Cores. Duração 79’. Ter lucros ou guiar-se por princípios morais? A questão é crucial para uma empresa como a Nokia, que está transferindo a sua produção para a China, país em que a mão-de-obra é barata. Seu “especialista em civilidade” visita a fábrica chinesa para ver como se organiza o seu fornecedor e sobretudo para tentar remediar as conseqüências da transferência de mão-de-obra para o exterior: corrupção, direitos humanos, higiene e habitação deixados de lado.

Dia 09/07 - A Ilha de Black Mor
L'Ile de Black Mor (França, 2004).
Animação em Cores. Duração 80’. Classificação etária Livre.
Em 1803, Kid, de 15 anos, escapa do orfanato onde vivia como um prisoneiro. Ignora seu verdadeiro nome e tem como única riqueza o mapa de uma ilha do tesouro, encontrado no livro de Black Mor, um famoso pirata ao qual desejaria assemelhar-se. Com dois saqueadores de barcos, Mac Gregor e La Ficelle, Kid rouba a embarcação do guarda costeiro e lança-se à procura da famosa ilha no outro extremo do Oceano Atlântico.

Dia 16/07 - Os Mestres Loucos
Les Maîtres Fous (França, 1955).
De Jean Rouch. PB. Duração 30’.
Filmado em apenas um dia, o documentário revela as práticas rituais de uma seita religiosa. Os praticantes do culto Hauka, trabalhadores nigerienses reunidos em Accra, se reúnem à ocasião de sua grande cerimônia anual. Após uma confissão pública, começa o rito da possessão, com a chegada dos ‘espíritos da força’, personificações emblemáticas da dominação colonial: o cabo da polícia, o governador, o doutor, a mulher do capitão, o general, o condutor da locomotiva. A cerimônia atinge seu ápice com o sacrifício de um cão, que será devorado pelos possuídos.

Dia 23/07 - Vizinhos e Vizinhas
Voisins Voisines (França, 2005).
De Malik Chibane. Com Anémone, Frédéric Diefenthal, Jackie Berroyer. Comédia dramatica em PB. Duração 90’. Classificação etária Livre.
No subúrbio de Paris, os moradores de um prédio recebem um novo porteiro, Paco, que chega juntamente com um novo morador, um cantor de rap. O novo vizinho está sem inspiração para compor seu novo rap e tem apenas três dias para finalizar sua nova obra, caso contrário pode esquecer seu contrato com sua gravadora. Idéias? Letras? Melodia? O rapper desesperado canta, escreve, compõe, observa... Por que não buscar fonte de inspiração em seu novo local de moradia? A partir de então, o condomínio de Mozart passa a ser cenário de uma fábula Hip-Hop e o rapper torna-se o gênio do destino de seus vizinhos.

Dia 30/07 - Tasuma, O Fogo
Tasuma, Le Feu (França/Burkina Faso/França, 2003).
De Kollo Daniel Sanou. Com Aï Keita, Khalil Raoul Besani, Mamadou Zerbo, Noufou Ouedraogo, Safiatou Sanou, Serge Henri, Sonia Karen Sanou, Stanislas Sore. Cores. Duração 90’. Sogo Sanon, codinome Tasuma, é um antigo atirador que lutou com o exército francês na Indochina e na Argélia. Tasuma espera ganhar sua aposentadoria depois de vários anos de espera. Quando vai a Bobo para receber encontra seu amigo Khalil, famoso comerciante libanês. Compra dele um moinho a crédito, certo de receber a pensão, querendo ajudar as mulheres da aldeia. Quando volta é recebido como herói. Mas a pensão não chega, apesar dos esforços de Tasuma.

Nenhum comentário: