quarta-feira, 11 de julho de 2007

* Musique: Camille - Le Fill


“Me imponho um dever de sinceridade. Uma canção somente pode nascer de um momento muito forte. Esta é minha ética”, diz Camille, a jovem cantora e compositora parisiense que vem conquistando o mundo com uma voz suave, repertório intimista e notável presença de palco. Camille ficou conhecida no Brasil quando se apresentou com o grupo Nouvelle Vague, no Vivo Open Air (Rio de Janeiro), interpretando clássicos dos anos 80 em ritmo de bossa nova.
Com seu primeiro disco solo, Le Sac des Filles (A Bolsa das Meninas – 2002), Camille foi intensamente elogiada pela crítica, que se encantou por seu carisma e afinação, e comparada a expoentes da música pop, como Björk e Cat Power, por sua força e personalidade marcante. O repertório mescla canções intimistas (La Demeure D'un Ciel, Elle S'En Va) a ambientações de cabaré (Les Ex, Paris).
Na capa de seu segundo álbum, Le Fil (O Fio, 2005), um fio desenhado sobre o rosto de Camille parece indicar o caminho e o segredo: um fio imperceptível liga as 15 canções, como se o disco fosse concebido num sopro. La Jeune Fille aux Cheveux Blancs, Pour que L´amour Me Quitte e La Rue de Ménilmontant são algumas das canções tecidas por Camille. “Tive vontade de encontrar o fio que me liga a mim mesma”, conta ela sobre Le Fil, que superou a marca das 500 mil cópias vendidas.
Não deixe de navegar pelo (mimoso) site de Camille: www.camille-lefil.com

* Paula Albuquerque - jornalista
[publicado no Jornal La Baguette - Aliança Francesa Florianópolis - edição no. 19, julho/agosto 2007]

2 comentários:

Dudas disse...

Estou escutando Camille a um tempo, e a descobri não por acaso nas páginas do La Baguette. O texto está muito bom! Sou leitor assíduo deste jornal, gostaria de ver alguma matéria sobre Françoise Hardy! Parabéns pelo blog! Beijo-abraço!

Alexandre Montenegro disse...

fiquei bem interessado em conhecer a música da camille..