quarta-feira, 26 de setembro de 2007

* Múltipla Dança - Convidados

CONVIDADOS

Alejandro Ahmed (Florianópolis/SC)
Diretor artístico, coreógrafo e bailarino do Grupo Cena 11 Cia. de Dança. Desenvolve uma técnica autoral de dança denominada “percepção física”.

Aplysia Grupo de Dança (Florianópolis/SC)
Fundado em 1998 sob direção de Valeska Figueiredo, o grupo realiza criações coreográficas de dança contemporânea. Obteve inúmeros prêmios, dentre os quais destacam-se o Prêmio Plínio Marcos com o espetáculo Universo Feminino e o Prêmio Klauss Vianna com Möbius, ambos concedidos pela Fundação Nacional de Arte (Funarte).

Armando Menicacci (Paris/França)
Doutor em Dança e Novas Tecnologias pela Universidade Paris 8. É diretor do Laboratório Mediadanse (Anomos), ensina nos departamentos de Dança e ATI (Artes e Tecnologias da Imagem) da Universidade Paris 8 e no Fresnoy. Ministra regularmente conferências e oficinas, participa de colóquios sobre as relações entre dança e tecnologias digitais em instituições de diversos países. Colaborador de coreógrafos franceses como Rachid Ouramdane, Alain Buffard e Bud Blumenthal.

Cie à fleur de peau (Paris/França)
Desde sua fundação em Paris, 1986, a brasileira Denise Namura e o alemão Michael Bugdahn criaram vinte espetáculos e coreografias para À fleur de peau e para o repertório de companhias como Cisne Negro, Balé da Cidade de São Paulo, Bernballett, Rotterdamse Dansacademie e Cirka Teater. Suas criações viajaram por cerca de quinze países e receberam vários prêmios. Segundo a crítica francesa de dança Rosita Boisseau: “Os coreógrafos Michael Bugdahn e Denise Namura analisam com rigor e ternura suas emoções para delas retirarem um gestual delicado e sempre enraizado na realidade. Um pouco teatral, sublinhado de humor, o estilo deles se diferencia das produções atuais por uma sede quase insólita de humanidade”.

Clara Trigo (Salvador/BA)
Formada e licenciada em dança pela Escola de Dança da UFBA, é instrutora da técnica do pilates desde 1999 e especialista em baile flamenco pela Fundación C. Heeren de Arte Flamenco, de Sevilha. Fundou em 2002 o núcleo permanente de pesquisa e criação Sua Cia. de Dança, cuja linguagem se desenvolve através de pesquisas sobre a percepção, a cultura e o espaço.

Cláudia Müller (Rio de Janeiro/RJ)
Formação em balé clássico, dança moderna e contemporânea. Trabalhou como intérprete em São Paulo e na Alemanha. Entre 1998 e 2000 integrou a Companhia de Dança Lia Rodrigues (Rio de Janeiro). Iniciou o seu próprio trabalho com o Colectivo 3M Performance, em 2000. Suas peças integraram a programação dos festivais Dança em Trânsito (Rio de Janeiro), A8 (Torres Vedras), Panorama Rioarte (Rio de Janeiro) e In-Presentable (Madrid).

Daggi Dornelles (Porto Alegre/RS)
Bailarina e coreógrafa e desde 1980. Dedica-se a investigação sobre possibilidades de interação entre corpos diversos e suas conseqüências sobre a criatividade e a postura do indivíduo. Estruturou uma metodologia própria de trabalho a partir de uma residência na Folkwang Hochschule/Essen, na Alemanha.

Elke Siedler (Florianópolis/SC)
Bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fez parte do elenco da Cena 11 Cia de Dança (1996 a 2002) e trabalhou como professora de dança contemporânea e na assessoria de coreografia para o Grupo de Experimentação Cênica, de Jaraguá do Sul (2005 a 2007). Em 2003 fundou a Siedler Cia de Dança, onde atua como coreógrafa e bailarina. Ministra aulas de dança no Centro Integrado de Cultura.

Florencia Olivieri (La Plata/Argentina)
Formação em diversas técnicas de dança, improvisação e composição coreográfica com os professores argentinos Alma Falkemberg, Diana Szeinblum, Marina Giancaspro, Sonia Von Potobsky, Silvana Cardell, Silvia Pritz, Ana Garat e Susana Tambutti; e com os professores estrangeiros Nienke Reehorst, Mark Haim, Sean Curran, Douglas Nielsen, David Zambrano e Julyen Hamilton, entre outros. É docente de dança contemporânea, improvisação e composição coreográfica. Fundadora e coreógrafa residente, de 1990 a 2002, da Companhia La Marea Danza.

Inês Bogéa (São Paulo/SP)
Crítica de dança da Folha de S. Paulo e diretora da Escola do Movimento de Ivaldo Bertazzo. Foi bailarina do Grupo Corpo de 1989 até 2001 e organizou um livro sobre a companhia: Oito ou nove ensaios sobre o Grupo Corpo (Cosac Naify, 2001). Também organizou o livro Kazuo Ohno (Cosac Naify, 2003) e Espaço e Corpo – Guia de Reeducação do Movimento - Ivaldo Bertazzo (SESC, 2004). É autora de O Livro da Dança (Companhia das Letrinhas, 2002) e co-autora, com Sérgio Roizenblit, dos documentários Movimento Expressivo - Klauss Vianna; Maria Duschenes – O espaço do movimento e Renée Gumiel – A Vida na Pele. É formada em filosofia (PUC/SP) e doutoranda em Artes (UNICAMP).

Neto Machado e Stéphany Mattanó (Curitiba/Paraná)
Graduados no curso de artes cênicas da Faculdade de Artes do Paraná. Em 2004, foram bolsistas da Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento, onde iniciaram pesquisa conjunta que desenvolvem até hoje. Fazem parte dessa pesquisa os trabalhos: Quero saber do Q. Estou falando!, Metáforas (titulo provisório) e Solução para Todos os Problemas do Mundo. Integram o coletivo Couve-Flor Minicomunidade Artística Mundial, que em 2006 desenvolveu o projeto Couve–Flor Tronco e Membros, contemplado com o Prêmio Klauss Vianna de Fomento à Dança (Funarte-Petrobras).

Rui Moreira (Belo Horizonte/MG)
Bailarino, coreógrafo, técnico em iluminação cênica e produtor de espetáculos. Foi bailarino do Grupo Corpo Cia. de Dança, do Grupo Primeiro Ato, do Balé da Cidade de São Paulo e do Cisne Negro. Co-fundador e coreógrafo residente da Cia. SeráQuê? Presidente da ONG SeráQuê?Cultural e co-diretor da produtora Rui & Bete Promoções e Eventos Ltda.

Thembi Rosa (Belo Horizonte/MG)
Bailarina, coreógrafa e pesquisadora. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realiza trabalhos solo e em parceria com outros criadores desde 2000, dentre eles, Regra de dois (2006); Ajuntamento (2003; 2004); 10x1 – Daqui para onde vamos? (2002); Propriocepção (2000).

Nenhum comentário: